Formulário de contato

 

Juntos: Teoria do Embranquecimento

A página do Facebook Chamada “Juntos” é um coletivo nacional de juventude que luta por um futuro sem injustiças. Abordando em suas postagens assuntos polêmicos que estão em pauta e trazendo pontos para discussões. O racismo é um assunto bem comentado na page, e um de seus subtemas foi O Processo de Embranquecimento Social e a Luta pela Identidade, e é exatamente sobre isso que vamos falar hoje.

No Brasil, por volta de 1910 chegou uma doutrina chamada “Teoria do Embranquecimento” que acreditavam que o território brasileiro era “sem futuro”, pois a quantidade dos povos mestiços (não brancos) era imensa, não tinha identidade, e precisava de ordem, e essa tal ordem só poderia ser colocada pelo homem branco, pois tinham o conceito que essas pessoas detinham a melhor saúde, a maior competência civilizacional e possuíam a maior beleza.O plano era embranquecer o Brasil em um século, nessa época chegou vários imigrantes europeus e temos uma nação que foi forçada politicamente a se embranquecer.

A teoria do Embranquecimento está presente em nosso dia a dia, não apenas no Brasil, como em todos os lugares do mundo, um exemplo claro está no Embranquecimento dos personagens de Hollywood, a ideia do “branco ser mais bonito” e a superioridade que o povo americano passa em suas criações, cria uma ilusão estereotipada a qual a sociedade de massa abraça como verdade, e assim essa ideias distorcidas se disseminam cada vez mais rápido.

Em seguida vamos ver alguns exemplos de filmes que tiveram esse processo de Embranquecimento:
Johnny Depp em O Cavaleiro Solitário
Nesse filme houve a escalação de Depp para viver um índio nativo americano. O ator teve muitas críticas por interpretar uma versão bastante estereotipada dos indígenas.
Elenco de Deuses do Egito
Para um filme que se passa no Egito, a escolha de atores brancos para alguns dos papéis principais não teve boa recepção.

O ator Chadwick Boseman, que é negro, comentou a polêmica para a revista GQ.
“— Eu fiquei feliz que está crítica veio à tona, porque eu concordo com ela. Foi por isso que eu quis fazer o filme, para que você pudesse ver um afrodescendente interpretandoToth, o pai da matemática, astronomia e Deus da sabedoria. Mas sim, você não ganha US$ 140 milhões com filmes estrelados por pessoas negras e pardas.”

O Embranquecimento está presente em diversas mídias e é muito importante falarmos e nos conscientizarmos sobre, pois o “Ato de Embranquecimento” está se normalizando cada vez mais, e temos que lutar contra isso!

Total comment

Author

Unknown

0   comentários

Cancel Reply