A pré-história foi um momento de extrema importância para a
comunicação visual. Os homens da pré-história foram os primeiros a produzirem
arte, e desde aí, fica muito evidente o quanto as pessoas procuram maneiras de
representar suas ideias e sentimentos visualmente
Mesmo com o passar dos anos, o homem ainda está buscando formas de desenvolver a comunicação visual, e com o surgimento de novas tecnologias, a arte passou a ser produzida também por meio de ferramentas eletrônicas, as chamadas “artes digitais”, as quais falamos no artigo passado.
A arte digital surgiu por volta dos anos 90, e desde então sua forma de criação é cada vez mais moderna e acessível, usando da arte digital como uma extensão da narrativa, inserindo ela para representar algo resumidamente pela própria imagem, é trazer para o mundo das pessoas, uma nova maneira de comunicação, que pode tanto explicar algo, como criar diálogos sobre o mesmo, como por exemplo se uma certa imagem é realmente real, ou se é fruto de algo computadorizado. Com as novas tecnologias a arte digital foi evoluindo e hoje em dia, uma simples imagem em uma revista pode trazer diferentes significados, e interpretações a diferentes pessoas.
Mas mesmo com as mais novas tecnologias, trabalhar com design gráfico não é fácil como parece, requer muitos estudos, como: linguagem, sociologia, mídias, psicologia, entre outros. E vamos mostrar um exemplo disso:
Na Publicidade, ao criarmos peças gráficas, temos que pensar em como será o comportamento do nosso público ao ver aquela peça, ou seja, como ele vai reagir, e quais sensações serão despertadas nele. As cores, por exemplo, são elementos de extrema importância para isso.
Você pode nunca ter percebido, mas ao vermos a cor azul é despertado uma sensação de relaxamento e limpeza, por isso ela é muito usada em hospitais, esse estudo é um fenômeno da psicologia, chamado Psicologia das Cores.
As sensações despertadas pelas cores podem variar conforme o ramo do mercado. Você pode conferir mais sobre as cores e seus efeitos no consumidor aqui.
Antigamente, assim como a Psicologia das Cores, não existiam tantos estudos realizados, logo, os anúncios não conseguiam atingir tanto o público como hoje, e a tendência é cada vez isso aumentar mais, se tornando cada vez mais interessante e complexo.