Design não é apenas a criação estética, para criar um produto que alcance seus objetivos, o designer precisa entender como os diferentes elementos do layout afetam o humor ou atitude do usuário e isso é identificado como a psicologia do design.
Compreender o comportamento humano é a principal importância. Para influenciar uma marca ou ação específica sobre o usuário você tem que ganhar sua confiança. Imagens e cores são uma maneira fantástica de gerar estes resultados.
A honestidade, a ética e a moral não estão em segundo plano, para uma boa campanha estes são os primeiros passos. Se você estiver vendendo produtos em um site, ou em qualquer outra plataforma, certifique-se que todas as informações, desde os preços até a compra do produto sejam a mais simples e claras possíveis. Certifique-se também que todo o conteúdo é construído com mensagens relevantes e envolventes, com cores e diagramações que passem curiosidade e interesse ao seu público. Seu site deve ser capaz de transmitir a sua mensagem de uma maneira confiante e clara.
Outras características de projeto (ou seja, fontes, cores, imagens, etc.), reforçam a comunicação desejada, o envolvimento dos usuários e interação podem ser aumentado dramaticamente.
A maneira em que seu layout está organizado pode ter um grande impacto sobre a forma como os usuários se sentem sobre isso. Se ele está cheio de conteúdo, imagens e links de uma maneira desorganizada, isso vai confundi-los e deixá-los desmotivados para explorar o seu produto. Lembre-se sempre! O Simples na maioria das vezes é a melhor opção.
Podemos entender que quando se trata de criação é importante utilizar todos os recursos que temos a nosso favor, por isso estudar psicologia é tão importante. Já que as vezes pequenos detalhes fazem toda a diferença sobre o impacto psicológico das pessoas.