Formulário de contato

 

Manipulação de Imagens E Os Direitos Humanos



Já falamos para vocês o que é a Manipulação de Imagens, lembra? E agora estamos aqui para dizer sobre os impactos que ela pode causar, principalmente quando falamos de Direitos Humanos.

Vivemos em um mundo onde a mídia nos diz indiretamente (ou até mesmo diretamente) que a beleza nos trás alegria. Logo, um sempre está buscando ser como outro alguém ou ser diferente de si mesmo, tentando estar cada vez mais perto dos "padrões de beleza" e buscando a tal "felicidade" que revistas, desfiles, novelas, filmes, entre outros, nos mostram que existe apenas por ter um corpo "perfeito" . Mas na maioria das vezes, essa felicidade e beleza são forçadas ou manipuladas, afinal: ninguém é perfeito.

A manipulação de Imagens sempre existiu e, assim como falamos no artigo anterior, ela está presente principalmente na mídia, onde revistas, por exemplo, deixam mulheres mais magras, aumentam seus bumbuns e seios, tiram celulites, estrias, entre outras imperfeições.

Com a chegada das novas tecnologias, estudos, e a profissionalização, surgiram ferramentas que nos proporcionam uma maneira mais rápida , prática e perfeita de se fazer a manipulação, deixando tudo muito mais avançado e complexo.

São diversas pessoas que ao verem anúncios com pessoas bonitas ficam apreensivos, pensando que não são como a sociedade quer, que não são aceitos, e com isso pode gerar muito sofrimento e preconceito. A verdade é que é quase impossível alguém atingir os estereótipos, revistas, anúncios e entre outras mídias, na maioria das vezes estão pessoas "perfeitas", deixando de lado a "realidade". Na minoria das vezes negros são o destaque da publicidade, o que torna tudo isso um tema muito polêmico e discutido na sociedade: o preconceito também na mídia.

Thomas Knoll, o "pai" do Photoshop, também já falou sobre o assunto:
"Certamente é possível ir para os extremos e você cria imagens não realistas. Acho que isso é desagradável."
Confira aqui mais sobre o que Thomas acha sobre o excesso de manipulação de imagens.

Com essa breve análise, podemos concluir que os direitos humanos das pessoas fora dos padrões são atingidos de forma vulnerável desde o fato de não serão vistos como "belos", e aliás, o belo é visto no olhar de cada um, cada um deve ser da forma que se sentir melhor e deve agradar a si mesmo. E cada vez devemos lutar mais pela inserção de pessoas "reais" na mídia, pois a realidade sim, deve ser mostrada.

Total comment

Author

Unknown

0   comentários

Cancel Reply